Thursday, May 23, 2013


Acontecendo agora mesmo...

Na MAPS de Brighton, em parceria com o Grupo Mulher Brasileira, Clínica de Cidadania. Onze pessoas marcaram hora para preencher seus formulários e, com sorte, estarão aptas para votar para Prefeito de Boston, se residem na cidade, que acontece em novembro próximo. Se você qualifica para a cidadania norte-americana, não espere mais: telefone ou mande email para o Grupo Mulher Brasileira ou para a MAPS e informe-se quando será a próxima Clínica. Em 2011 os brasileiros foram o maior grupo imigrante nas cerimônias de juramento a Bandeira em Massachusetts.




Trabalhadoras lotam State House em Dia de Ação

Centenas de trabalhadoras(es) lotaram ontem a State House para reivindicar a aprovação de cinco projetos-de-leis que tratam do direito trabalhista. Cinco trabalhadoras, a maioria sindicalizada, falaram de suas próprias experiências. Por exemplo, Melonie Brown, 43, trabalha no BJ’s Wholesale e tem um diploma técnico de serviços de saúde. Ela contou como tem sido difícil trabalhar, estudar, criar três filhos muitas vezes usando food stamp e Welfare.  Melonie defendeu o aumento do salário mínimo: “Eu nunca tive um carro, nunca tirei férias e viajei com meus filhos. Eu gostaria de um dia ter uma casa própria”.  
Ana Ynoa mora em East Boston e trabalha no Logan com a companhia de limpeza Airways. Ela testemunhou sobre a insegurança de suas colegas de trabalho devido à falta de um contrato. A lei, que em inglês se chama Displaced Worker garante que nenhuma trabalhadora perde o emprego quando um novo contrato é assinado.
Uma atrás da outra, as mulheres defenderam a aprovação de leis que, se aprovadas, vão garantir direitos básicos para as trabalhadoras e os trabalhadores. Estas leis são a Carta de Direitos das Trabalhadoras Domésticas, aumento do salario mínimo, contrato responsável, direito de tirar licença médica paga e proteção para trabalhadoras deslocadas. Vários políticos comparecerem ao evento e manifestaram apoio às medidas. A Senadora Denise Provost, de Somerville, incentivou os imigrantes a lutarem. “Esta Casa é de vocês, exijam que trabalhemos para vocês”, disse.
            Após os depoimentos os grupos presentes se dividiram em dois grupos, um ficou na State House para visitar os gabinetes dos parlamentares e reivindicar apoio, o outro marchou em direção à Associação dos Logistas e do Walgreens, na Tremont Street, para protestar contra comportamentos injustos. A housecleaner Valdirene Oliveira, da Cooperativa Vida Verde, denunciou a exploração de
que foi vítima antes de ingressar na Cooperativa. O Grupo Mulher Brasileira tem acompanhado de perto o caso de trabalhadores recrutados por empresas intermediárias, que contratam para grandes empresas, como o Walgreens. “Nós presenciamos o sofrimento de trabalhadores, que não podiam arcar com o prejuízo de não serem pagos, e os patrões simplesmente lavam as mãos e fogem da responsabilidade”, disse Valdirene.
          O Dia de Ação na State House foi organizado em parceria, entre outros, com o Sindicato Seiu615 e a Coalizão das Trabalhadoras Domésticas de Massachusetts (MCDW), do qual o Grupo Mulher Brasileira e o Centro do imigrante Brasileiro fazem parte, juntamente com as organizações MataHari, WILD Institute e Centro Domenicano. A marcha foi organizada pelo Centro do Trabalhador da região oeste e vários grupos de apoio aos trabalhadores imigrantes.



Wednesday, May 22, 2013

Reforma Imigratória vai ser debatida em plenário


O Grupo Mulher Brasileira está confiante e entusiasmado com a aprovação da reforma imigratória na noite de terça-feira, dia 21 de maio, pelo Comitê Judiciário do Senado Federal. Este é uma batalha importantíssima e o fato que o projeto-de-lei passou com maioria de votos nós dá novos esperanças de que será aprovado antes do recesso parlamentar de agosto próximo.

O próximo passo é a discussão em plenário mês que vem. Nós estamos confiantes de que a proposta de reforma imigratória será amplamente debatida possibilitando uma melhoria geral das emendas. O Grupo Mulher Brasileira incentiva todas as brasileiras e todos os brasileiros a agirem, a se fazerem ouvir, a participar das campanhas por uma reforma de lei que inclua todas e todos e que seja justa e corrija as desigualdades que hoje prejudicam nossos trabalhadores, nossas mulheres, nossas crianças e nossas famílias.
O Grupo Mulher Brasileira convida toda a comunidade brasileira para um debate aberto sobre a reforma imigratória, lembrando sempre que a lei não foi aprovada e que não existe nenhuma mudança. Nós precisamos estar bem informadas(os) para não sermos vítimas da exploração de pessoas inescrupulosas.
Conclamamos todas as brasileiras e todos os brasileiros a se manterem informadas(os) e alertas. Nós estamos a disposição em nossa sede (697 Cambridge Street, Suite 106, Brighton), por email, mulherbrasileira@verdeamarelo.org, ou pelo telefone 617-202-5775.

Saturday, May 18, 2013


Consulado Brasileiro abre as portas de seu novo e quase-pronto prédio
Por Miryam Wiley, fotos Pe. Eduardo Marques


Em visita aberta a comunidade, o Consulado Brasileiro em Boston abriu ontem as portas de suas novas instalações no número 175 da Purchase Street -- o novo espaço que está quase-pronto.

Uma conquista do Embaixador Fernando de Mello Barreto, o novo prédio não só vai aumentar o conforto para os que vão ao
Consulado e dar visibilidade muito maior para o Brasil em Boston, mas muda completamente o ambiente para os que trabalham no Consulado o dia inteiro com um detalhe raro em escritórios: “Acho que dá pra perceber que o principal é a luz,” disse o secretário Marcos Sperandio. “Isso foi idéia do arquiteto.”

Os janelões são de fato uma surpresa agradabilíssima, trazendo não só a luz do dia, mas também o verde do Rose Kennedy Greenway, que separa Purchase Street de sua paralela, a Atlantic Avenue. Da sala do embaixador no quarto andar, a vista inclui o mar, nem sempre visível para quem circula na própria Avenida Atlântica de Boston.

O prédio amplo inclui muitas salas privativas, mas também espaços abertos que serão compartilhados. Em cada andar há uma cozinha para o comforto dos funcionários. E acima do quarto andar, um mezzanino surpreende com a possibilidade de se tornar um novo  espaço para a comunidade -- novidade que agradou muito  aos  que fizeram o tour.

 O Secretário Marcos explicou que o prédio, construído em 1847, é um local histórico e portanto, não foi possível mudar a pequena porta de entrada. Mas isso não atrapalhou o conforto previsto para o interior, onde é visível a beleza dos velhos tijolos, partes preservadas do chão de madeira e até as colunas de sustentação, em contraste com materiais modernos de bom gosto e banheiros confortáveis.

A recepção vai ficar no sub-solo, também aberto `a luz do dia, e tem a previsão de ter  cadeiras ergonômicas, disse o secretário, mas não se deve esperar que tudo no prédio seja novo em pouco tempo, porque há uma política de contenção de despesas em Brasília.

Uma grande novidade para a área de espera é a sala das crianças, que também terá brinquedos. “Essa é uma conquista do (Embaixador) Fernando,” disse a Ministra Maria Helena Pinheiro Pena.  E essa sala fica bem perto dos banheiros que são equipados com trocadores de fraldas.

Entre as mudanças previstas pode-se esperar atendimento completo com uma única senha para todos os serviços. As máquinas que ficam atualmente na parte de trás dos escritórios virão para a frente, em nove janelas, mas todo o serviço é controlado em Brasilia e portanto, os funcionários contam com a paciência dos clientes.

 O secretário Marcos e a Ministra Maria Helena insistiram que vai ser preciso paciência porque todas as mudanças vão ser feitas gradualmente. O novo Consul, Frederico Araújo, chega em junho. A data para o final da obra ainda não foi determinada, mas o Consulado tem que estar fora do endereço 20 Park Plaza até 31 de agosto.


 ****