Friday, August 15, 2008

O Medo do Brasileiros nos US

Dr. Percy F. Andreazi

O Medo de fora e o medo de dentro(os problemas de ansiedade)

Eu acho que nos meus 30 anos de profissão, eu nunca atendi tantas pessoas com pânico e outros problemas de ansiedade como neste último ano aqui em Framingham. O que está acontecendo é que a comunidade brasileira, está vivendo uma situação de stress muito grande. A perseguição aos imigrantes nos Estados Unidos está se tornando insuportável. O medo de ser pego sem carteira de motorista, o medo da imigração e da deportação vem deixando algumas pessoas extremamente inseguras e até doentes. O que acontece é que o medo exterior ou real, da polícia e da imigração, está se somando em algumas pessoas, ao medo interior, de origem psíquica.

Mas por que? Tem pessoas que por questões genéticas e familiares reagem com muita ansiedade a situações de stress. Reagem, aumentando o medo que é para ser usado como protetor. O medo é um sentimento que serve para nos proteger contra os perigos. Tomar cuidado com incêndio, com acidentes de carro, ter medo quando atravessar uma rua movimentada nos protege dos perigos e isso é bom. Entretanto, as pessoas com tendência à ansiedade, amplificam o medo, com pensamentos catastróficos, que antecipam o mal que ainda não ocorreu. Sofrem antes, por antecipação.

Vou explicar um pouco sobre o que são os distúrbios de ansiedade e depois vou tentar dar algumas idéias pra melhorar.

Pra quem não sabe, o Distúrbio do Pânico é um dos distúrbios de ansiedade. Ele aparece de repente e a pessoa tem muito medo de morrer ou de enlouquecer. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa mas em geral elas apresentam falta de ar, batedeira no coração, tremores, aperto no peito, tonturas, formigamentos pelo corpo, muitos acham que estão tendo um ataque do coração ou um derrame. Por isso, freqüentemente, esses indivíduos com pânico vão parar no Pronto Socorro. Após todos os testes cardíacos, exames de sangue, etc, os médicos constatam que tudo está normal.
Na verdade, não é que o paciente não tenha nada. Ele está com um problema no sistema de alarme do corpo. É como se o alarme da casa estivesse disparando sozinho, sem ladrão nenhum. O problema está no alarme. Nosso corpo tem um sistema bastante sensivel contra o perigo. Quando existe qualquer risco de dano ao nosso corpo, o alarme dispara fazendo com que o indivíduo procure ajuda. Nesse caso, o alarme esta disparando sozinho. Isso pode começar sem uma causa definida ou ser desencadeado por situações de stress. Em alguns casos, o pânico é tão grande que a pessoa fica com medo de sair sozinha, de dirigir, de ir a lugares fechados com muita gente, que não tenha saida fácil.

Um outro exemplo de distúrbio de ansiedade, também muito freqüente, é o que se chama de Ansiedade Generalizada. A pessoa vive com medo de que algo de mal aconteça a qualquer momento a ela ou a alguém da família. Vive telefonando para os filhos, para o marido, tendo pensamentos repetitivos de que algo vai acontecer, não consegue dormir, vive com angústia, tremores, falta de ar, etc. Estes sintomas passam a atrapalhar a vida, a tal ponto de bloquear a própria rotina. Tanto o Pânico quanto os demais problemas de ansiedade são causados por um desequilíbrio de alguns neurotransmissores cerebrais e por isso tem tratamento psicológico e medicamentoso. Esses quadros melhoram demais com o tratamento e com o tempo o indivíduo volta a funcionar normalmente.

Muitas vezes, esses problemas melhoram através de alguns cuidados pessoais. Fazer exercícios regulares , dormir 7 a 8 hs por dia, alimentação saudável em horários regulares, aprender algumas técnicas de relaxamento e conversar sobre o medo, também costumam ajudar muito. Se necessário, procure ajuda professional.

Bem, dessa forma já sabemos o que fazer com o medo interior, mas o que fazer com o medo real, aquele pior ainda, da imigração?

Na semana passada eu participei de um seminário promovido pelo Legal Services da Região Metro West e realmente a situação é bastante preocupante. A polícia de Framingham é a única no Estado com acordo direto com o ICE do Dept. de imigração. Embora, o chief negue os abusos, é claro que eles estão ocorrendo por parte de alguns policiais que não vêem os imigrantes com bons olhos. Existe um formulário pra denunciar esses abusos e temos que nos organizar pra fazer isso. Desse seminário, eu tentei extrair algumas dicas para ajudar os brasileiros indocumentados caso sejam abordados pela polícia:

1. Seja educado com o policial. Ele está fazendo o trabalho dele.
2. Não dirija com documentos falsos. Andar com documento falso é crime e pode complicar sua vida. É preferível andar sem documentos do que com documento falso.
3. Tenha um documento de identificação com foto. O policial pode pedir o seu ID. Pode ser uma carteira da Library, do banco, do trabalho, ou qualquer outra carteira com foto.
4. Where are you from: I am from Marlboro, from Milford…Voce não precisa dizer que é do Brasil.
5. Voce não é obrigado a falar. Tenha o nome e telefone de um advogado de imigração pra ligar caso o policial te pressione ou te leve para a Dept. de Polícia.
Claro que esses cuidados não eliminam totalmente o risco mas o nervosismo excessivo só pode piorar as coisas.

Dr. Percy F. Andreazi, é médico e psicoterapeuta. É licenciado nos Estados Unidos como Mental Health Counselor. Tel- 508-904-2121

No comments: